O dia 15 de agosto é o prazo limite para os partidos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidaturas.
Ao todo, até segunda (6), o Tribunal havia recebido o pedido de três candidatos e de três vices ao governo do Acre. Para o Senado, o número também era de três solicitações.
Já para o cargo de deputado estadual, 145 pessoas fizeram o pedido e aguardam a análise do TRE-AC. Para deputado federal, o órgão recebeu 28 solicitações. Há ainda três registros para 1º suplente e quatro candidatos para 2º suplente.
O TRE-AC divulgou que 32 partidos já possuem algum candidato registrado na corrida eleitoral de 2018.
Eleitores aptos a votar
O Acre possui 547.680 mil eleitores aptos a votar nas eleições de 2018, sendo mais de 253 mil somente na capital Rio Branco. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ainda, que as mulheres representam 51,5% do eleitorado e os homens 48,5%.
Conforme o TSE, 86% dos eleitores do estado vão poder ser identificados por biometria nas seções eleitorais. Porém, 73.894 não tiveram as impressões digitais colhidas, mas estão aptos a participar das eleições.
Biometria
Dos 22 municípios, 12 contam com biometria em 100% das seções eleitorais. Já nos municípios de Feijó, Jordão, Porto Walter, Rodrigues Alves, Sena Madureira e Tarauacá haverá tanto a identificação por documentos quanto pela digital.
Apenas Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa não têm biometria.
Ainda segundo o TRE-AC, 21% das pessoas aptas a votar têm ensino fundamental incompleto e 68,5% dos eleitores são solteiros.
Mais de 10,4 mil eleitores acreanos já baixaram o aplicativo e-Título para acessar de forma digital o título eleitoral por meio do smartphone ou tablet, conforme o TRE-AC.
Idealizado pelo TRE-AC, o e-Título foi lançado em dezembro de 2017 e está disponível gratuitamente no Google Play e App Store. Para ter acesso, o eleitor deve completar um cadastro digital que vai ficar disponível no aparelho celular.
Para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o e-Título exibirá a foto do eleitor, que é tirada na mesma ocasião em que é coletada a biometria. Para quem não fez cadastramento biométrico, a foto não aparece.
O documento digital de identificação dos eleitores também possui um QR Code para a validação na zona eleitoral.
A versão digital do título de eleitor também exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.
fonte g1.globo.com
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos