15 contaminação de malaria já foram confirmados em Feijó




Nos últimos 10 dias os agentes de endemias de Feijó já confirmaram 15 casos de malaria. Os lugares mais afetados foram às aldeias indígenas Paruá, Pupunha e Nova Vida. Todas no baixo rio bem próximo da cidade e, a BR 364 no trecho entre os Km 45 ao 62, entre a cidade e o Rio Jurupari.
A chefe do setor de endemias Lucenilda Pinheiro, disse que a maior preocupação, é que a contaminação chegue ao Rio Jurupari,um dos lugares que em décadas passadas mais morreu gente com malaria no estado. Em Feijó, o caso já requer maiores cuidados.
O que é a malária
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, hoje em dia, a malária é de longe a doença tropical e parasitária que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo e só é superada em número de mortes pela AIDS.
Também conhecida como paludismo, a malária é considerada problema de saúde pública em mais de 90 países, onde cerca de 2,4 bilhões de pessoas (40% da população mundial) convivem com os risco de contágio.
Anualmente, sobretudo no continente africano, entre 500 e 300 milhões são infectados, dos quais cerca de um milhão morrem em conseqüência da doença. No Brasil, principalmente na região amazônica a malária registra por volta de 500 mil casos por ano - no entanto, aqui a letalidade da moléstia é baixa e não chega a 0,1% do número total de enfermos.
A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium e cada uma de suas espécies determina aspectos clínicos diferentes para a enfermidade. No caso brasileiro, destacam-se três espécies do parasita: o P. falciparum, o P. vivax e o P. malarie.
O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente por mosquitos do gênero Anopheles ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.
Apesar da malária poder infectar animais como aves e répteis, o tipo humano não ocorre em outras espécies (mesmo ainda sem comprovação, há a suspeita de que certos tipos de malária possam ser transmitidos, sempre via mosquito, de macacos para humanos).
 fonte     radiofmfeijo.com

Postar um comentário

0 Comentários