Fumaça de queimadas pode atingir nível crítico registrado em 2010


Uma cortina de fumaça cobre o Acre e preocupa autoridades de segurança e de saúde. De acordo com a Sala de Situações, órgão do Corpo de Bombeiros de Rio Branco, os gráficos mostram que 2012 caminha para um ano crítico, a exemplo de 2010 e 2005, quando a situação ficou extremamente complicada.
QUEIMADAS
Embora o sofrimento dos acreanos com problemas respiratórios seja acentuado por causa da fumaça, segundo os Bombeiros, a culpa não é de quem mora aqui. Dados de satélites mostram que a maior parcela vem trazida pelas correntes de vento dos estados do Mato Grosso e de Rondônia e do interior da Amazônia boliviana.
“Temos sim focos de calor no Acre também e o município de Feijó (a 400 quilômetros de Rio Branco) foi o que mais registrou queimadas. Mas a grande cortina que encobre os céus da região vem desses estados mencionados e da Bolívia”, explica o major Eudenir Rocha, da Assessoria de Comunicação dos Bombeiros.
Para os casos em que as queimadas estejam acontecendo aqui no Estado, segundo Fernando Lima, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), há os telefones 3224-5694 e 9971-7060. O e-mail do Imac também está disponível para denúncias: imac@ac.gov.br"> imac@ac.gov.br   
fonte   Gazeta.net 

Postar um comentário

0 Comentários