Alguns minutos de
distração durante uma transação bancária, realizada pela internet
durante o final de semana, resultaram em um prejuízo avaliado em R$ 10
mil na conta da professora universitária Raquel Parmegiani. A paulista
que vive em Maceió viu a conta bancária ser praticamente zerada após ser direcionada para uma página clonada de autoatendimento doBanco do Brasil (BB).
Segundo ela, uma série
de fatores contribuíram para o golpe. Primeiro a página verdadeira
travou e a rackeada abriu solicitando dados de segurança e senhas.
Depois, uma pessoa se identificando como como funcionário do banco ligou
informando que a conta estava aberta devido ao problema do site, e que
ela deveria ir até o caixa eletrônico fazer um procedimento para
bloquear o acesso de terceiros. Ao seguir no caixa eletrônico o passo a
passo solicitado pelo falso funcionário, a professora viu a série de
saques, transferências e pagamentos com retiradas de dinheiro de sua
conta.
“Eu achava que se
tratava de um procedimento de segurança. Afinal, o banco possui todos os
meus dados. Só que o pior foi que, ao perceber o golpe, liguei para o
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Banco do Brasil e mesmo
conversando com um atendente ele expôs que não havia como bloquear minha
conta", disse Raquel.
"Neste curto espaço de
tempo, o fraudador realizou saques, transferências e pagamentos de
boletos de IPVA", expôs a vítima, ao relatar o desespero que viveu ao
ver o dinheiro sendo roubado diante da burocracia estabelecida pelo
banco que não dava opção para que ela bloqueasse a conta.
“Depois de toda a
situação, ao procurar o Banco do Brasil na segunda-feira (4), fui
informada que teria que abrir um procedimento pela minha agência de
origem, que fica no interior do São Paulo, para fazer o bloqueio. Meu
pai vem resolvendo esse problema comigo por procuração. Até que tudo
seja resolvido, o banco me pediu paciência e reconheceu falhas na
segurança deles”, expôs a professora que, ao registrar o Boletim de
Ocorrência e conversar com gerentes do BB, tomou conhecimento de outros
casos semelhantes de golpes praticados via transação on-line.
Extratos mostram que transações do golpe ocorreram em sequência, em menos de vinte minutos (Foto: Waldson Costa/ G1)
Banco do Brasil
A assessoria do Banco do
Brasil informou que os clientes que identificarem qualquer
irregularidade na sua conta devem entrar em contato com o atendimento do
banco ou procurar uma agência mais próxima. No caso de roubo ou crimes
como o da professora Raquel, é preciso fazer um boletim de ocorrência e
formalizar uma carta para ser apresentada ao gerente do banco.
Em posse do boletim de
ocorrência e da carta, a pessoa deve procurar a sua agência para
denunciar a fraude. Ainda segundo a assessoria, nesse caso específico, a
professora deve ter acessado uma cópia da página do Banco do Brasil,
facilitando a fraude.
Sobre os telefones de
atendimento aos clientes, o Banco do Brasil garantiu que eles funcionam
24 horas por dia e durante toda a semana. A assessoria disse ainda que
os serviços de bloqueio de cartão podem ser feitos pelo telefone.
Recomendação
De acordo com o delegado
da Polícia Federal Antônio Miguel, crimes envolvendo instituições
financeiras são comuns. O caso da professora Raquel chamou a atenção
porque ela deve ter acessado outra página e, mesmo com todos os cuidados
que ela afirmou ter tido, caiu no golpe.
“Pelo que ela está
relatando, deve ter clicado em um link que deve ser uma cópia da página
do banco. Inocentemente, ela desbloqueou algumas ações que impediam que o
criminoso pudesse atuar”, afirmou o delegado.
Ainda segundo o
delegado, é preciso ter atenção redobrada quando for acessar contas
bancárias pela internet ou celular. “Os sites dos bancos são 100%
seguros, os problemas são as páginas criadas por hackers que induzem as
pessoas a caírem na fraude”, disse.
O delegado aconselha
que, assim que for comprovada a fraude, o cliente deve procurar uma
delegacia para fazer o boletim de ocorrência. Em seguida, deve procurar a
sua agência bancária para comunicar a fraude.
Michelle Farias e Waldson CostaDo G1 AL
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