Desentendimento entre indígenas Kulina deixa um morto e outro ferido em Feijó,

Durante uma bebedeira no último sábado (30) com a participação de várias famílias, três índios entraram em desentendimento e um kulina foi morto, atingido por um tiro de espingarda disparado por outro kulina, em uma aldeia em Feijó, a 408 kms de Rio Branco.
Não se sabe as razões que levaram Budé, morador da aldeia Marinã, a atirar contra dois índios, provocando a morte de Francisco Kulina e ferimentos em Josimar Kulina. 
Indígena teve que ser socorrido pela tripulação do helicóptero João Donato/Foto: Agência ContilNet  
A distância, e o difícil acesso ao local por causa das chuvas dificultaram a chegada da tripulação do helicóptero João Donato, de propriedade do Governo do Estado, até a vítima, que foi levada para o Pronto Socorro do Hospital de Base. 
   
O helicóptero João Donato tentou fazer duas tentativas de pouso, mas devido as instabilidades climáticas, a aterrissagem só pode acontecer nesta quinta-feira  na aldeia Coqueiro. O transporte levou duas horas para chegar à capital acreana. Josimar levou um tiro no braço e no abdômen.
De acordo com o presidente da Federação Estadual dos Povos Hunikui do Acre, Ninawá Hunikui, que estava no 7° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército para acompanhar o caso, o primeiro homicídio por motivo de bebedeira aconteceu em 2009 na região. "Desde 2009, quando apareceu o primeiro homicídio por motivo de bebedeira nessa região a situação é tensa. Quando eles não bebem a convivência das aldeias é tranquila", diz.
Ninawá defende que seja feito um trabalho nas aldeias contra o alcoolismo.
  fonte    Agência ContilNet  

Postar um comentário

0 Comentários