Cientistas descobrem 'perto' da Terra planeta potencialmente habitável

Cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, afirmam ter descoberto o planeta potencialmente habitável mais próximo da Terra. Um dos três corpos descobertos orbitando a estrela Wolf 1061, o "Wolf 1061c" está localizado a "apenas" 14 anos luz de distância.
Por meio de comunicado, Duncan Wright, um dos cientistas envolvidos no estudo, não escondeu seu otimismo pela descoberta. "É uma descoberta particularmente animadora porque os três planetas possuem massa suficientemente baixa para serem potencialmente rochosos e de superfície sólida. E o planeta do meio, o Wolf 1061c, está na zona 'Cachinhos Dourados', o que indica que pode ser viável a existência de água em seu estado líquido - e talvez até à vida."

A estrela-anã Wolf 1061, que os três planetas descobertos orbitam, é relativamente fria e estável. Os planetas têm orbitas de cinco, 18 e 67 dias. As massas são pelo menos 1,4, 4,3 e 5,2 vezes a da Terra, respectivamente. O planeta maior fica de fora do limite da área habitável e provavelmente também é rochoso, enquanto que o planeta menor está perto demais da estrela para ser habitável.
UOL