Conflito Indígena termina em tragédia no alto Rio Envira


Domingo,12/08, o índio José Luiz que trabalha no Núcleo de Educação do Estado como coordenador da Educação Indígena foi baleado  em uma aldeia dos índios da tribo Colina no alto Rio Envira na comunidade indígena Califórnia.
Segundo o relato de Antonio Ferreira Gomes, tio do índio baleado Zé Luiz recebeu denúncias de que um professor da Aldeia Califórnia estava desviando merenda para pagar os trabalhos dos outros índios para caçar para ele.
Há uns dias a traz, o professor da comunidade teria vindo a cidade para buscar merenda, mas, o coordenador negou-se a entregá-lo até que fosse feito uma reunião na comunidade para apurar as denúncias.
Por essa razão o professor teria ameaçado pegar Zé Luiz quando esse chegasse na aldeia. Quando foi no último domingo na ocasião de uma reunião, um índio da localidade chamou Zé Luiz para um particular, sem saber que estava sendo emboscado, Zé Luiz foi atender o chamado quando foi recebido a tiro de espingarda.
Segundo as informações dos parentes, o tiro foi grave, na região peitoral. Ao tomar conhecimento através de um rádio de comunicação a coordenação indígena de Feijó mandou um barco pequeno ir ao encontro do índio baleado para ver se salva a sua vida.
fonte    radiofmfeijo.com

Postar um comentário

0 Comentários