PROGRAMA “CUIDANDO DOS SEUS OLHOS” É INTERROMPIDO POR FALTA DE PAGAMENTO E MILHARES DE IDOSOS PADECEM EM TODO ESTADO


programa Saúde Itinerante "Cuidando dos Seus Olhos", implementado pelo Governo do Estado do Acre, encontra-se suspenso por falta de pagamento.
Desde o último dia 10, o projeto que realizou mais de 30.000 mil cirurgias em todo o Estado está suspenso por um período indeterminado. O motivo seria uma dívida do Estado do Acre com a empresa prestadora do serviço, o Instituto de Olhos Fábio Vieira, que gira em torno de R$ 13.000.000,00 milhões.
Mas o que desperta o alerta acerca da dívida milionária é que o Governo Federal direcionou recursos exclusivos para o programa oftalmológico e, mesmo com os recursos liberados, ninguém sabe explicar a destinação do montante, já que a dívida existe e a população padece com a interrupção dos serviços.
Com a suspensão do projeto, surge mais um agravante, é o que nos relata uma de nossas fontes: “Milhares de idosos que se submeteram as cirurgias oferecidas pelo programa estão agora abandonados, já que necessariamente necessitam de um retorno para os mais variados tipos de problemas que surgem”, revela nossa fonte, que por motivo de segurança, não será revelada.
Com a realização de mais de 30.000 mil cirurgias “é praticamente certo afirmar que algumas pessoas apresentarão problemas, como está ocorrendo na capital e, principalmente, no município de Cruzeiro do Sul”, alertou.
Nossa fonte informou ainda que o caso mais grave é na região do Juruá, onde milhares de idosos estariam literalmente abandonados. Aqui na capital os pacientes já estão sendo orientados a procurar o Hospital das Clínicas, as UPAS Tucumã e Segundo Distrito.
Mesmo com os encaminhamentos, é grave e inadmissível o que está acontecendo com a população de Rio Branco, pois os médicos plantonistas desses locais de atendimento citados acima estão se recusando a atender os pacientes.
“É inacreditável que a saúde de primeiro mundo, na prática, seja tão dramática e cruel com os idosos do nosso querido estado do Acre. Fica um alerta para o nosso povo, pois somente o povo poder mudar essa dura realidade”, desabafou.

Da Redação do Acrealerta.com

Postar um comentário

0 Comentários