Orleir Cameli fala na TV sobre retirada de tumor do intestino


Além do tumor no intestino Orleir disse que os exames localizaram “um problema” nos pulmões


Dilson Ornelas, Voz do Acre.com
O ex-governador do Acre e empresário Orleir Cameli agradeceu durante entrevista nesta segunda-feira ao jornalista Nelson Liano Júnior da TV Juruá, em Cruzeiro do Sul, às orações e apoio que recebeu da população pelo restabelecimento da sua saúde. Orleir foi subemetido à cirurgia em São Paulo, na última quarta-feira (7), para a retirada de um tumor no intestino.
Mais magro 14 quilos, ele pôs fim a dúvidas e rumores que circulavam no estado sobre a gravidade da sua saúde, contando detalhes dos procedimentos cirúrgicos, e mostrando ainda o vigor físico e a força de vontade que foram características de sua inteira.

TUMOR MALIGNO NO INTESTINO

“Quarta-feira eles retiraram um metro do meu intestino, cerca de 3,7kg, e sábado eu já fui caminhar no shopping”, revelou.
O empresário disse que tinha um tumor maligno de 7 centímetros alojado em seu intestino, descoberto durante exames que fez em São Paulo semana passada. Contou que resolveu procurar ajuda médica porque sentia um desconforto “no estômago”.
Após a cirurgia para a retirada de parte do intestino, segundo ele, os médicos disseram que “só quem pode dar cem por cento de garantia sobre a eliminação do problema é Deus”, mas se arriscaram a dizer que ele não terá mais problema com o tumor localizado no intestino.

 PROBLEMA NO PULMÃO

O empresário cruzeirense que governou o estado de 1995 a 1999 disse durante um exame minucioso os médicos descobriram ainda a presença de um tumor em um dos pulmões. Mas Orleir não entrou em detalhe sobre qual dos pulmões, disse apenas que por muitos anos teve “o vicio miserável do cigarro”, e tão logo sobre do problema parou de fumar imediatamente.
“Vou ficar voltando a São Paulo para tratamento de quimioterapia ou radioterapia, eles ainda estão decidindo. Serão três ou quatro 3 a 4 cessões, e o tratamento deve durar 21 dias”, informou.

REFLEXÕES DA VIDA

O jornalista Nelson Liano perguntou sobre o que deve ter passado pela cabeça do empresário durante o tempo em que permaneceu em São Paulo.
“A gente tem, sim, esse momento de reflexão de olhar para o passado e futuro. Eu sempre tive a vontade de fazer o bem a quem precisa, e agora essa vontade aumentou ainda mais”, respondeu.
De acordo com Orleir os médicos se admiraram com a rapidez da recuperação, mas essa recuperação, disse ele, “só é possível com a oração das pessoas e pela vontade de Deus”.

SOLIDARIEDADE

“O pastor Miguel (da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul) me ligou cinco horas da manhã para dizer que sua igreja estava orando por mim. Pessoas da igreja católica, empresários, pessoas humildes me ligaram dizendo que oravam por minha recuperação”, revelou.

CIRURGIA À LUZ DE PORONGA

Orleir disse que gostaria que todo o atendimento que vem recebendo em São Paulo pudesse chegar também às pessoas mais comuns do Acre. Comentou que a conclusão da BR 364, onde teve participação como governador e como empresário, era um sonho antigo, mas agora se realizaria se toda a população tivesse acesso a um sistema de saúde muito melhor.
Nelson Liano então recordou uma situação narrada pelo empresário sobre a dificuldade que era, na sua infância, para se conseguir algum atendimento de saúde.

“Uma vez passamos 11 dias dentro de uma canoa para chegar a Cruzeiro do Sul. Eu tinha 5 anos e lembro bem. A gente morava na Colocação Remanso, no Rio Ouro Preto e minha mãe estava muito doente”, lembrou o governador.
Ele contou que em Cruzeiro do Sul ficaram na casa do tio Manoel Messias, pai do atual vice-governador Cesar messias.
Sua família teria tido “muita sorte”, porque havia um cirurgião de Manaus que estava passando um mês em Cruzeiro do Sul. “Ele fez a cirurgia na minha mãe à luz de poronga (lamparina) e retirou um tumor de 7 quilos. Eu tinha 5 anos, mas me lembro de tudo perfeitamente”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários