No inicio da tarde desta sexta-feira, 23, pelo menos 29 detentos do presídio de Santa Cruz, na Bolívia, foram mortos numa rebelião no presídio de Palmasola, De acordo com informações da impresa boliviana, o conflito se iniciou por um grupo de presos, que dominou os seguranças de um dos pavilhões e invadiram as demais celas e atearam fogo, matando alguns presos. As autoridades policiais informam que 60 presos foram encontrados feridos.
As autoridades bolivianas informam a prisão foi evacuada. Cerca de 300 detentos foram retirados do local. Segundo algumas testemunhas, alguns presos foram queimados vivos.
Pelo menos 6 detentos brasileiros cumprem penas na prisão de Palmasola. Ainda não se sabe eles estão entre as vitimas.

O comandante da polícia de Santa Cruz, Alberto Aracena, anunciou agora a pouco que pelo menos 15 pessoas foram mortas e 50 feridas no confronto de presos dentro da prisão Palmasola, na região de Chonchocorito. A autoridade policial confirmou anda que foram encontrados vários corpos carbonizados.
No entanto, o representante do Direitos Humanos em Santa Cruz, Hernan Cabrera disse que existe um relatório que aponta 29 mortos e 60 feridos.
De acordo com a Polícia de Santa Cruz, a situação no presídio já foi controlada. Segundo Aracena, 256 pessoas foram evacuadas da prisão para garantir a segurança e os feridos foram levados para diferentes hospitais da capital de Santa Cruz.
O Procurador-Geral Justiça, Roberto Ramirez, informou que irá compor uma comissão para a para apoiar o trabalho de Santa Cruz.
O governador de Santa Cruz, disse através de sua conta no Twitter: “Eu transmitir a minha tristeza para o horror que estamos vivendo em # Palmasola ‘ve Instruído meu gabinete colocar todos os esforços e prestar assistência.”.
Nas imediações do local e em hospitais onde foram levados os prisioneiros existem centenas de famílias desesperadas tentando obter mais informações.
Autoridades da Polícia Nacional Boliviana confirmaram que 38 detentos morreram durante a rebelião, nesta sexta-feira (23), no presídio Palmasola, na região de Chonchocorito. Os corpos estão sendo retirados por ambulâncias e viaturas policiais.
O número de feridos chega a 50, mas a situação ainda é tensa e envolve presos de dois pavilhões que disputam o comando do presídio. Eles estão utilizando de pedaços de madeira, ferros e utensílios cortantes para estocar uns aos outros.
Não se sabe ainda se brasileiros estão neste presídio. Uma lista com os nomes dos detentos será divulgada
fonte /www.ac24horas.com