“Campos de petróleo” do Acre vão a leilão nesta quinta-feira

Vale do Juruá
O Acre terá ao menos nove blocos de exploração de petróleo leiloados nesta quinta-feira (29) e sexta na 12º rodada de licitações realizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Localizada no Vale do Juruá, a Bacia Sedimentar do Acre pode chegar a quase 20 mil quilômetros quadrados. 
 
A exploração de petróleo é uma das principais apostas do Palácio Rio Branco para o desenvolvimento econômico do Estado por meio dos pagamentos dos royalties. Dados do Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo, contudo, mostram a pouca viabilidade da exploração nesta parte da Amazônia. 
 
O zoneamento mostra a pouca viabilidade econômica da exploração. O óleo encontrado na região não seria suficiente para compensar os altos custos da atividade. Por conta das dificuldades de acesso por ser uma região de densa floresta, a logística demandaria elevadas despesas. 
 
O governo se mostra otimista. O sucesso das atividades em Urucu no Amazonas é um dos principais fatores para também se apostar na Bacia do Acre. A extração de petróleo na Amazônia peruana, na fronteira com o Vale do Juruá, leva membros do governo a acreditarem na rentabilidade da atividade no lado brasileiro. 
 
Além do Acre, outros 11 Estados terão suas bacias leiloadas pela ANP. A previsão é que o governador Tião Viana (PT) participe da solenidade realizada no Rio de Janeiro.  
 fonte  /www.agazeta.net/