Mulher Com Doença Na Perna É Humilhada Por Considerem Que Ela Está Possuída Pelo Demônio

Como se não bastasse os problemas de saúde que Sadia Adinur tem por causa de sua perna, ela agora enfrenta o preconceito na cidade onde vive, na Somália. Vizinhos têm evitado qualquer contato por pensar que ela foi possuída pelo diabo. Os habitantes do local a classificam como bruxa e afirmam que ela foi possuída por forças malignas que se alojaram em sua perna esquerda.

Sabendo do caso, um cirurgião britânico se comprometeu a ajudá-la. A perna de Sadia, que tem hoje 35 anos, começou a inchar incontrolavelmente e hoje tem mais de 31 kg de excesso. O problema começou em 2006, quando Sadia ficou doente com uma infecção. Um grande linfedema, provocado pelo parasita da elefantíase, se desenvolveu no local.


A condição é debilitante e não permite que ela faça trabalhos domésticos comuns, o que deixa ela e os filhos em condições financeiras muitodifíceis já que ela não pode trabalhar.

Nigel Standfiel, o cirurgião que se comprometeu a operá-la em uma cirurgia que pode durar até 10 horas. Porém, Sadia ainda precisa arranjar o dinheiro para custear a viagem da África até o Reino Unido. Uma ONG de sua cidade está tentando arrecadar fundos por meio de doações .A entidade ficou sabendo do caso ao encontrá-la jogada na rua. Sadia nasceu na Somália e os moradores de sua cidade expulsaram-na com medo de feitiços e maldições.

“Isso é muito triste, ver uma senhora com elefantíase que é uma doença tropical negligenciada. É um tipo de linfedema adquirido nos vasos linfáticos. O fluido que deveria ser drenado dos tecidos começa a se acumular, e isso é bloqueado por um verme parasita”, declarou o professor Standfield.

Segundo o especialista mundial nesse tipo de caso, Sadia precisa ser operada, pois o verme está morto e este é um dos casos mais extremos que ele já viu. Se não for operada, é possível que ela morra de infecção generalizada.

Um dos organizadores que está arrecadando fundos (cerca de R$ 95.000 reais) para levar Sadia e seus filhos para a Inglaterra, escreveu uma carta para o primeiro ministro e para a rainha.

Enquanto isso não acontece, os moradores da região têm medo de se aproximar de Sadia. Dizem que ela tem HIV ou algum câncer na perna e que ela é uma mulher má por isso.