Trecho da BR-364 entre Rio Branco e Sena Madureira

2508-cotidiano-estradasena
Os 144 quilômetros que separam Rio Branco de Sena Madureira sempre foram alvos de motoristas que utilizam o trecho da BR-364 que dá acesso à terceira maior cidade acriana.
Há 20 anos, a estrada federal não recebia uma grande recuperação. Nesse tempo, apenas trabalhos de tapa buracos eram realizados. “Parecia mais uma camisa velha cheia de remendos”, compara José Sales.
O taxista faz o transporte de passageiros entre Sena e a Capital há 12 anos. Nesse tempo, ele conta que já teve inúmeros problemas causados pelos buracos da rodovia federal. “A gente só tem prejuízo. Quase sempre preciso trocar a suspensão”, afirma.
Em 2013, taxistas e caminhoneiros interditaram a BR em protesto. O manifesto ocorreu na ponte sobre o rio Antimary, na divisa dos municípios de Bujari e Sena Madureira. A recuperação da estrada foi o principal motivo do bloqueio.
A reivindicação surtiu efeito. Atualmente, duas frentes de trabalho atuam no trecho. Uma no sentido Rio Branco-Sena Madureira e outra no sentido contrário. A obra está orçada em R$ 70 milhões e está dividida em duas fases.
De acordo com o supervisor da unidade local do Departamento de Infraestrutura de Transporte (Dnit), João Bosco, a recuperação deve ser concluída ainda este ano. “Nossa previsão é entregar a rodovia até dezembro”, enfatizou.
Alguns pontos da BR-364 já estão completamente recuperados e outros passam por intervenções. “Tem lugar aqui que nem lembra a estrada de antes. Isso vai melhorar o tempo da viagem e diminuir os custos”, pontuou o frentista Carlos Amaro.
fonte http://www.agazeta.net/