Roberto Bolanõs, o Chaves, morre aos 85 anos,

O ator mexicano Roberto Bolanõs faleceu na sexta-feira (28) aos 85 anos em Cancún, onde vivia com a mulher, Florinda Meza, também atriz. A informação foi divulgada pelo site CNN Expansion e pelo canal Televisa, responsável pela produção dos programas do humorista. Bolaños morreu por problemas respiratórios e complicações da diabete.
Roberto ficou famoso ao criar e interpretar o personagem Chaves, sucesso na televisão mexicana e brasileira, sendo reprisada até hoje pelo SBT.
Assunto dominou as redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
De acordo com o tabloide mexicano Basta!, Roberto Bolaños estava com sua saúde comprometida desde novembro de 2013, quando sofreu uma redução de suas capacidades físicas.
“O senhor Roberto se encontra em estado grave, porém estável, conforme reportam seus médicos, que já informaram à família que não há esperanças de recuperação. Todos temem o pior e estão se preparando para isso”, disse uma fonte à publicação. De acordo com essa pessoa, Bolaños estava praticamente imobilizado e em repouso permanente.
O ator chegou a ser internado duas vezes nos últimos anos. Em março de 2012, ele foi levado ao hospital Ángeles del Pedregal, na Cidade do México, para tratar uma insuficiência respiratória. Já em novembro de 2013, o ator foi para um hospital de Cancún, onde permaneceu por várias horas.
Em maio deste ano, Graciele Gomez, filha de Bolaños, publicou uma foto ao lado do pai. Na imagem, ele aparece respirando com o auxílio de um tubo de oxigênio.
l Chavo del Ocho, que recebeu o título Chaves no Brasil, foi uma série idealizada e estrelada por Bolaños de 1972 a 1992, mostrando um menino de origem humilde que interage com personagens como Dona Florinda (Florinda Meza, mulher de Bolaños), Professor Jirafales (Rubén Aguirre), Chiquinha/Dona Neves (María Antonieta de las Nieves), Seu Madruga (Ramón Valdés), Kiko (Carlos Villagrán), Senhor Barriga/Nhonho (Edgar Vivar), Dona Clotilde/Bruxa do 71 (Angelines Fernández), Godines (Horacio Gómez Bolaños, irmão de Roberto) e o carteiro Jaiminho (Raúl 'Chato' Padilla), 
NÃO CONTAVAM COM A MINHA ASTÚCIA!
Além de Chaves, Bolanõs criou um super-herói pra lá de atrapalhado, o Chapolin Colorado. Com um uniforme vermelho e anteninhas de inseto, ele trazia um coração amarelo com as iniciais CH.
Entre as frases mais conhecidas dele estavam: "Não priemos cânico" e "não contavam com a minha astúcia". Entre as artimanhas usadas poe Chapolin estavam as pastilhas de nanicolina (que deixavam menor) e sua marreta biônica.
Nascido no dia 21 de fevereiro de 1929, Bolaños era filho de Elsa Bolaños Cacho, uma secretária, e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares. Ele se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão.
Porém, a carreira no rádio logo o atraiu e ele se tornou escritor criativo na década de 50. Bolaños também fez vários roteiros de cinema e começou a carreira de ator na década de 1960, mas ainda foi além e escreveu seus textos para a TV.
Em 1968, nasce o programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, que já trazia três integrantes da futura trupe de Bolaños: Ramón Valdés (Seu Madruga), Rubén Aguirre (professor Jirafales) e María Antonieta de las Nieves (Chiquinha/Dona Neves).
O primeiro personagem a surgir foi Chapolin, no início dos anos 70 e logo depois o Chaves, e ambos ganharam quadros de 30 minutos. Em 1980, as sketches se tornaram um programa de uma hora semanal chamado de Programa Chespirito, e permaneceu no ar até 1995.
fonte  revistaquem.globo.