Com previsão de chuvas, cidades do Acre poderão enfrentar cheias de grandes proporções

De um ponto ao outro do Acre há rios transbordando, ultrapassando cota de alerta e desabrigando centenas de famílias e a tendência é que a situação piore, de acordo com o metereologista Davi Friale, que afirma que os próximos 4 dias serão de chuvas intensas e que as cheias tendem a tomar proporções ainda maiores.
“Chuvas torrenciais caíram nos últimos dias e, principalmente, nas últimas 24 horas, e vão continuar caindo, pelo menos até a próxima terça-feira, dia 24 de fevereiro, em todo o Acre. Haverá enchentes de grandes proporções provocadas pelo transbordamento dos rios Acre, Xapuri, Tarauacá, Iaco e Purus, entre outros menores”, ressalta Friale.
Ao que tudo indica as previsões do metereologista tendem a se concretizar, já que na última medição, realizada neste domingo (22), o rio Acre ultrapassou a cota de alerta que é 13,50 metros e bateu a marca de 13,84m e o prefeito da Capital, Marcus Alexandre (PT), começou a colocar em ação o Plano de Contingência para Enchentes, idealizado em dezembro do ano passado.
O abrigo público no parque de exposições Marechal Castelo Branco já conta com 160 boxes prontos para receber as vítimas da enchente.
De acordo com a secretária de Comunicação do Governo do Acre, Andréa Zílio, a situação no Alto Acre é mais alarmante, onde, de acordo com a Defesa Civil, mais de 800 famílias já foram atingidas pela cheia do Rio. A assessoria de imprensa do Governo informou, ainda, que no final da tarde do domingo o governador Tião Viana (PT) chegou a Brasiléia, onde 10 bairros foram totalmente atingidos pelas águas.
“A situação mais crítica é de Brasileia, que tem mais de 800 famílias atingidas pela cheia do rio. Em Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri alerta total. Aliás, em Xapuri, algumas ruas já foram atingidas”, afirmou.
O rio Tarauacá voltou a subir pela quarta vez sequencialmente em menos de 2 meses, deixando dezenas de famílias desabrigadas. Segundo a assessoria do governo, o alerta naquele município é permanente.
fonte  www.contilnetnoticias.com