Devastação em Brasiléia: pessoas passam fome e faltam abrigos para desalojados

O município de Brasiléia enfrenta uma cheia sem precedentes. Marcando 15,43 metros ao meio dia, o rio ultrapassou a marca da histórica alagação de 2012, que deixou sinais de devastação na cidade.
De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros, mais de 2000 pessoas já deixaram suas casas por conta da enchente, 21 abrigos foram construídos - e estão todos 
superlotados -, e há dezenas de pessoas que se encontram temporariamente abrigadas em casas de amigos ou parentes.
Passava do meio dia quando a reportagem da ContilNet Notícias atravessou de Epitaciolândia para Brasiléia a bordo de uma pequena embarcação até chegar a área central de Brasiléia, que está completamente debaixo d´água. Em alguns locais, percebe-se apenas parte do telhado ainda não coberto pelas águas.
Para desembarcar em Brasiléia, as equipes do Corpo de Bombeiros ancoraram os pequenos barcos na escadaria do 2° piso de uma casa que foi transformada em corredor de passagem
“As pessoas estão vindo por aqui e não tem problema, pois sabemos que as situação lá fora é muito grave”, informou a dona da casa Maria Rita Oliveira
O segundo piso da casa também tem servido de abrigo para mais três famílias, que tiveram que abandonar suas casas às pressas.
“Perderam guarda-roupas, camas, e vieram todos para cá”, informou a dona da casa, que há 25 anos mora no mesmo lugar sem jamais ter presenciado algo semelhante.
As histórias de perdas e lamentos se multiplicam na cidade. A aposentada Sonia de Oliveira, 65 anos, afirma que perdeu tudo na enchente e diz que não tem, sequer, o que comer.
“Eu vim aqui neste evento para ver se estavam distribuindo algo. Eu não tenho nada. Onde vou comer?”, questionou à reportagem.
fonte  www.contilnetnoticias.com