Convenio entre prefeitura de Feijó e instituições de ensino vai gerar emprego para estudantes

A prefeitura de Feijó, Escola de ensino médio e UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná) assinaram um convenio importantíssimo no dia primeiro de abril (01). Por meio do convenio estudantes do ensino médio e do ensino superior que atualmente estudam na UNOPAR vão ter oportunidade de estágio remunerado no quadro da prefeitura.
A ideia partiu do prefeito Merla que segundo ele vinha estudando há meses como resolver o grave quadro de desemprego existente no município na atualidade e observou a legitimidade da realização de processo seletivo e com essa possibilidade resolveu abrir esta oportunidade para estudantes feijoenses.
Este convenio é interessante pra escola porque vai inserir o aluno mercado de trabalho, vai dar subsidio também para o aluno ter um salário já enquanto ele estiver na escola. É também um incentivo para o jovem concluir seus estudos com bastante eficácia e melhor qualidade. Conversando com o prefeito ele me disse que a ideia e colocar cada um deles, após o processo seletivo, em vários órgãos da prefeitura fazendo o papel burocrático das secretarias municipais”, Comentou Valdemir Tavares, diretor da Escola de Ensino Médio, José Gurgel Rabello.
O prefeito Merla falou à nossa reportagem que o público ser beneficiado são os estudantes do ensino médio e do ensino superior.
Nós estamos buscar também parceria com o IFAC para oportunizar as mesmas condições para o estudantes do ensino profissionalizantes. A quantidade de vagas não foi definido ainda. Estamos no primeiro passo que foi a assinatura do convenio hoje. Vamos aguardar o IFAC para assinar mais um convenio e sem dúvidas vamos oportunizar o primeiro emprego para estes estudantes. É um grande avanço que a prefeitura consegue nesse instante com muito esforço e muita batalha e vamos conseguir colocar estes estudantes no mercado de trabalho”, comentou o prefeito Merla.
De acordo com Merla Albuquerque, os estudantes do ensino superior serão inscritos de acordo com a área corresponde que ele está cursando. Para os alunos do ensino médio serão oferecidas vagas para lotação em áreas administrativas nas secretarias da prefeitura. A quantidade de vagas será definida de acordo com a realidade financeira da prefeitura e para isso está sendo feito um estudo pela equipe de administração para esta definição.
Os estagiários deverão trabalhar pelo período de 3 horas diárias, totalizando 15 horas semanal. Por isso a prefeitura deverá gastar bem menos com os estagiários, a ter de contratar profissionais para trabalho em período normal.
Outro que comemorou a iniciativa do prefeito foi o representante da UNOPAR no município Wirle Moreira. Ele disse que o mais importante é que com a remuneração do estágio os estudantes terão mais facilidade para pagar seus estudos superiores.
Na Faculdade terá 2 critérios de avaliação para o ingresso dos estudantes no estágio. O primeiro critério é o de ampla concorrência quando os melhores nas provas serão os contratados. No segundo critério terá a avaliação na questão das cotas. São pessoas que vieram de programas educacionais que conseguiram sua formação no ensino médio, por exemplo pessoas que recebem bolsas famílias, vamos dar pontos para ajuda-los a conseguir se inserir no mercado de trabalho”, enfatizou Wirle.
Vale ressaltar que essa foi uma grande sacada de Merla Albuquerque para tentar minimizar os altos índices de desemprego no município. Outro fato importante é que esta medida está dentro da legalidade do sistema de realização de processo seletivo.
fonte  www.correiodoacre.com