Maternidade nega que houve negligência no caso de mãe que deu à luz em cadeira

Depois da morte de 29 bebês em dois meses na Maternidade Barbara Heliodora, mais um parto às pressas foi realizado, mas desta vez com sucesso na manhã desta sexta-feira (24). A jovem Simone Santiago, 26 anos, teve seu bebê nas cadeiras de espera do atendimento da unidade médica. Os atendimentos foram realizados pelos profissionais e, logo depois do nascimento, mãe e bebê foram levados para a sala de pré-parto e em seguida para o leito de visitas.
Simone Santiago chegou à maternidade por volta das 6 horas e as 6:20 horas entrou em trabalho de parto nas cadeiras da sala de espera. Servidores da maternidade ajudaram nos primeiros momentos até os enfermeiros e médicos chegarem para realizar os procedimentos de parto.
A gerente da maternidade, Rossana Oliveira, disse que todo o procedimento foi realizado para garantir o atendimento de Simone.
“Temos vários casos como esses de mães que chegam já em trabalho de parto e temos que realizar os atendimentos dessa forma. Até porque o bebê estava nascendo e não poderíamos deixar de realizar os atendimentos. Tudo ocorreu bem e a criança nasceu. A mãe e o bebê foram levados para a sala de pré-parto e depois liberada para o leito. Todo o trabalho de responsabilidade da maternidade foi realizado e não houve qualquer tipo de negligência”, informou a gerente.
As testemunhas que presenciaram Simone ganhando bebê disseram que os parte da placenta ficou nas cadeiras de atendimento e se juntaram a fezes e urina pela força que a mãe fez para a criança nascer.
“Ficamos assustados quando vimos a mãe gritando para o bebê nascer. Não sabíamos nem o que fazer, mas ainda bem que os atendimentos foram realizados e a criança nasceu bem”, relatou uma testemunha.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a maternidade registrou 29 mortes de bebês, o que ocasionou debates na sociedade. O importante foi que desta vez mesmo com o parto realizado nas cadeiras de atendimento a criança não sofreu complicações no parto.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação às matérias publicadas sobre paciente que teria dado à luz em cadeira de corredor da maternidade da capital, a Gerência Geral da Maternidade Bárbara Heliodora esclarece:
- Diferente do que foi noticiado, a paciente deu entrada na unidade às 6 horas da manhã, já em trabalho de parto, apresentando cinco centímetros de dilatação. De acordo com o técnico em enfermagem, Saib Mustafa, que atendeu a paciente, a mesma pediu para ir ao banheiro e quando retornou não havia mais tempo de levá-la à sala de parto, pois a criança já estava nascendo.
- Havia leitos disponíveis na sala de parto. A paciente já havia sido encaminhada pelo médico plantonista, mas não houve tempo para que ela chegasse à sala.
- A paciente recebeu toda a assistência por parte dos profissionais da unidade, desde a hora de sua chegada, sendo encaminhada para um leito assim que deu à luz. Mãe e filho passam bem.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.
Rio Branco – Acre, 24 de abril de 2015.
Rossana de Oliveira
Gerente Geral
Maternidade Bárbara Heliodora
fonte  www.contilnetnoticias.com