Final da campanha contra a Aftosa e Feijó ainda não atingiu a meta de vacinação

Neste sábado dia 30 de maio é o ultimo dia de vacinação contra a febre aftosa na grande maioria dos municípios do Acre. O produtor rural tem ainda até o próximo dia 15 de junho para declarar a vacina de seu rebanho junto ao IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre).
Feijó tem hoje, cerca de 280 mil bovinos e faltando um dia para encerrar a campanha de vacinação apenas 46% do rebanho foi vacinado. A meta este ano é vacinar 96% do gado no município.
De acordo com a coordenadora do IDAF em Feijó Mariana Benevides, essa baixa é ocasionada pelas fortes chuvas neste período na região. Quando os produtores têm dificuldades de locomoção para comprar vacina e mobilizar seus rebanhos.
Vale ressaltar que o Acre, este ano de 2015 recebeu o certificado internacional de área livre da febre aftosa. Com isso aumenta a preocupação do estado em manter esse fator positivo em favor do mercado da carne para o Acre.
Mariana disse ainda que se faz necessária a participação de todos os produtores nessa luta pela manutenção desse reconhecimento.
Vale salientar que quem não vacinar seu rebanho será multado em R$: 5,00 por animal. E quem vacinar e deixar de declarar a vacina também tem multa de R$: 50,00. Mas de acordo com Marina a intenção do IDAF não é punir ninguém é fazer com que cada produtor tenha os devidos cuidados com a saúde de seu rebanho.
fonte   www.correiodoacre.com