Só Rio Branco tem boa posição no Acre em índice de desenvolvimento

As prefeituras do Acre estão em má situação no índice de gestão elaborado anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, considerado o principal guia de resultados do setor.
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
O Acre tem sete municípios enquadrados entre os 500 de menor nível de desenvolvimento, sendo que Santa Rosa é o último entre os 5512 avaliados em todo o país. Nenhum dos municípios acreanos está entre os 500 maiores no critério da pesquisa, ficando Rio Branco, a cidade mais bem colocada, no lugar de número 940 entre os 5.565 municípios brasileiros. Santa Rosa, o de pior avaliação. na posição 5512, um pouco pior que Porto Walter, na posição 5450. Os municípios de Acrelândia e Tarauacá não foram avaliados por falta de dados.
Rio Branco fica em 19º lugar entre as capitais, abaixo de Aracaju, mas acima de fortaleza e Porto Velho. A capital acreana é o único município no estado a superar a média do IFPM no Brasil, que é de 0,7320, Rio Branco atinge 0,7449. Quanto mais perto de 1,0, melhor é a situação do município. O maior problema em Santa Rosa é o atendimento à saúde, com índice de 0,1929, sendo que esse mesmo índice alcança 0,7378 em Rio Branco. De uma forma geral, os municípios acreanos também enfrentam problemas na geração de emprego e renda, especialmente no interior. Enquanto a capital tem 0, 7900 nesse indicador, na segunda cidade mais Bem avaliada, Bujari o número cai para 0, 5866. Esses dados justificam a opção do governo do Estado de criar alternativas de geração de empregos no interior com a criação das cadeias produtivas.
Na região Norte, apenas três municípios superam o que é considerado alto desempenho, incluindo as capitais Palmas (TO) e Manaus. O município que lidera o ranking é Louveira, em São Paulo que alcança a pontuação de 0,9161.
IFDM AC  (1)
fonte  www.jornalatribuna.com