Colonia de Pescadores de Feijó e WWF, realizam captura de pirarucus para colocarem rastreadores

Pescadores do município acriano de Feijó, distante 366 km da capital Rio Branco, realizaram capturas de pirarucus para realizarem chipagem com rastreadores e por meio de aplicativos de celular para monitorar os lagos da região onde é feito o manejo da pesca do pirarucu. A iniciativa é parte de um projeto da WWF-Brasil, que tem a parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a colonia de pescadores de Feijó. Além da cidade acriana, a ONG só desenvolve esse projeto na região do Xingu, no estado do Pará.

a foto  explica que, para o manejo da pesca, é indispensável a coleta de informações confiáveis e os aplicativos estão informatizando um registro, que anteriormente era feito apenas em papel. A WWF disponibilizou alguns smartphones para que o monitoramento fosse feito.

"Para a atividade da pesca é necessário que se tenha um componente de monitoramento que colete informações para que se possa, periodicamente, avaliar a efetividade das medidas de pesca que estão sendo implementadas. Temos trabalhado na construção de 'acordos de pesca', que são processos participativos em que a própria comunidade decide as regras, como e quando deve ser a pesca e que tipo de espécie pode ser pescada", 
fonte  acrefeijonew.blogspot.com