O estado do Acre registrou 22 casos suspeitos de zika vírus até a terça-feira (15). Os dados estão contidos no boletim epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (16), pela Secretaria estadual de Saúde (Sesacre). O documento deve ser disponibilizado semanalmente.
De acordo com o relatório, sete dos casos foram detectados pela Departamento de Vigilância Epidemiológica.
Seis outros na Maternidade Bárbara Heliodora e cinco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Tucumã. Dos 22 registros, 16 de são de Rio Branco
Outras quatro foram identificadas nas UPAs da Sobral e Segundo Distrito, e ainda no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), conforme o boletim.
Segundo a Sesacre, do total de casos, tretrês foram recém-nascidos com microcefalia. No entanto, as mães - duas dos municípios acreanos de Jordão e Feijó; e uma de Rondônia - não apresentavam sintomas da doença.
A secretaria informou que, como em 80% dos registros não existiu a presença de sintomas, foi necessária a coleta da sorologia e envio para análise. "É relevante destacar que as ações de combate ao vetor transmissor sejam mantidas e planejadas junto à vigilância epidemiológica de cada município para traçarem as metas", salientou a Sesacre.
fonte Do G1 AC