Acre deixa 1º lugar e vai para 8º no ranking de incidência da dengue

O Acre saiu da 1ª posição para o oitavo lugar no ranking nacional de incidência da dengue em apenas um ano. Em 2015, o Acre registrou 217,5 casos por 100 mil habitantes e neste ano, levando em consideração que o país vive o pico da incidência, foram 114,8 casos por 100 mil habitantes até os dias atuais. Os dados são do Ministério da Saúde.
Mas a situação é completamente outra em nível nacional. Apenas nas três primeiras semanas deste ano, a quantidade de casos prováveis de dengue alcançou 73.872 notificações no país. O número representa um crescimento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 49.857 registros.
Ao todo, 15 Estados tiveram aumento nos casos de dengue nos primeiros 20 dias de 2016 em relação ao mesmo período de 2015 -ano em que foi registrada a pior epidemia da doença no país. Os dados, que fazem parte de novo balanço do Ministério da Saúde, reforçam a avaliação de que a dengue tem preocupado mais cedo a cada ano. O auge dos casos, historicamente, é perto de abril.
Desta vez, a elevação começou em outubro e disparou no início deste ano. Para especialistas a alta precoce dos casos reforça a possibilidade de nova epidemia em 2016 -apesar de os casos mais graves terem sofrido recuo. O aumento de casos de dengue também acende o alerta para o risco de outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti , como chikungunya e zika -esta última, relacionada ao aumento de casos de microcefalia em bebês.
Mato Grosso é o 1º do ranking em 2016. Veja como estão os estados:
gráfico-dengue2
No intuito de mobilizar a população para que se torne agente de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e shikungunya, será realizada neste sábado, 13, a Mobilização Nacional para Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
A ação é coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Saúde. A ação será simultânea em 353 cidades do país.
Em Rio Branco, participarão cerca de 400 militares, 90 bombeiros e 120 Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que estarão visitando bairros onde é maior o índice de infestação pelo mosquito. Na ocasião, serão distribuídos folhetos explicativos, e a população será orientada sobre como eliminar os focos do Aedes aegypti.
O evento tem início às 8 horas e contará com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, representantes do gabinete da Presidência da República e das secretarias que compõem a Sala de Situação e Controle no Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o governador Tião Viana e os secretários estadual e municipal de Saúde.

A partir da próxima segunda-feira, 15, os militares voltarão às ruas para atuar no combate direto ao mosquito, com inspeção de imóveis e eliminação dos focos do vetor, segundo informações da Agência de Noticias do Acre.
fonte  www.jornalatribuna.com