Estava sobrecarregado', diz pai de passageira de avião que caiu no AC

O avião bimotor que caiu em Manoel Urbano, no interior do Acre, na última quarta-feira (12), estaria com uma carga acima do permitido, que é de 2.073 quilos. A denúncia foi feita pelo pai de uma das passageiras, Luana de Lima, de 23 anos.
Raimundo Sampaio também desmente o que foi dito pelo dono do avião e pai do piloto, Mario Jorge, que informou ao G1 que haviam só três pessoas na aeronave. Segundo Sampaio, sete pessoas estavam no bimotor, quatro adultos e três crianças, além de carga de alimentos e tintas. A informação foi confirmada pelo hospital de Manoel Urbano.
Questionado pela reportagem, Mario Jorge continuou reafirmando que só três pessoas estavam na aeronave e negou que o avião estava sobrecarregado. "Como eu ia fazer isso se é meu filho que estava pilotando? Ia pôr a vida do meu filho em risco?", rebateu.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que o bimotor tem capacidade para transportar até seis pessoas e tem limite de decolagem de 2.073 quilos.
Sampaio conta que a filha havia passado alguns dias em Manoel Urbano, na casa dos pais, e voltava para Santa Rosa do Purus no dia do acidente. Segundo ele, estavam no avião, a filha dele com os dois filhos, de 1 e 8 anos, uma garota com cerca de 9 anos, o piloto e mais dois adultos.
"Uma grande mentira que tinham apenas três pessoas. Eram sete e a minha filha foi a mais machucada. O avião estava superlotado e agora querem se defender, além de muita gente, tinha muita carga. O avião não aguentou decolar, era peso demais", denuncia.
De acordo com a Unidade Mista de Manoel Urbano, sete pessoas deram entrada no hospital após a queda do avião. Segundo a unidade, tinham no avião, crianças, adolescente e adultos.
Os dados apontam que dois indígenas que estavam no avião e deram entrada no hospital não tiveram nenhuma gravidade. Era uma jovem de 17 anos e o filho de um ano. Eles tiveram alta na unidade de Manoel Urbano, os outros cinco foram para Rio Branco. Informaram ainda que não estavam em estado grave, só a mulher que fraturou o nariz e o maxilar.
O filho mais novo de Luana, que também estava no avião, não teve ferimentos, segundo o avô. Já o menino mais velho, de 8 anos, teve um ferimento profundo na cabeça e teve que pegar cerca de 15 pontos.
"Aqueles aviões são velhos e não têm manutenção nenhuma. De vez em quando dá problema. Quando encontrei meu neto de 1 ano, dava dó dele contando sobre o acidente, dizendo que a mãe dele tinha quebrado o rosto", relembra.
A família está se revezando em casa de parentes em Rio Branco para que Luana fique na capital até a cirurgia. De acordo com Sampaio, as crianças tiveram alta e passam bem.
Novamente em contato com a Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), o G1 foi informado que uma equipe de Manaus já está na cidade onde ocorreu o acidente e que os levantamentos devem ser feitos ainda nesta quinta-feira (12). A perícia deve apontar o que ocasionou o acidente
.Entenda o caso
Um avião bimotor caiu por volta das 15 horas desta quarta-feira (10) no município de Manoel Urbano, distante 215 km de Rio Branco. O G1 conversou com o empresário Mario Jorge Matos da Cunha, de 59 anos, que é dono da aeronave e pai do piloto Maycon dos Santos Cunha, de 28 anos, e ele informou que o filho sofreu ferimentos na cabeça, mas não corre risco de morte.
A Unidade Mista de Manoel Urbano informou, nesta quinta-feira (12), que deram entrada no hospital sete pessoas que estavam dentro do avião.
fonte  g1.globo.com