Alegando não ter recebido atendimento médico em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Rio Branco, o mecânico automotivo Marcel Oliveira, 27 anos, decidiu mover uma ação contra a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O documento foi protocolado nesta segunda-feira (21), no Juizado Especial da Fazenda Pública.
Oliveira pede uma indenização de R$ 17,6 mil pelo "transtorno, aborrecimento e frustração" causados enquanto procurava por atendimento.
Ao G1, a Sesacre informou, por meio do setor jurídico, que não foi notificada judicialmente sobre a ação, por isso, vai aguardar para se manifestar sobre o caso.
Oliveira relata que vem sentindo um desconforto desde o fim de semana e por isso não estava conseguindo ficar o dia inteiro no trabalho.
Por isso, nesta segunda, por volta de 7h30, ele procurou a UPA do 2º Distrito de Rio Branco, mas lá teria sido informado por uma enfermeira que não haveria atendimento exceto em caso de urgência, pois somente um médico prestava atendimento na unidade.
Por conta própria, ele seguiu para a UPA do bairro Tucumã e chegou a passar pela triagem. Novamente, porém, teria sido informado que não conseguiria atendimento, pois apenas um clínico estava na unidade, para atender casos de estabilização.
"Decidi ir na Justiça, pois fui em dois locais que deveriam prestar atendimento a mim e toda a população, mas não foi isso o que aconteceu. Vi alguns casos de pessoas chegando de táxi, pessoas que não eram casos de urgência ou emergência, mas que precisavam de atendimento. Isso tudo me causou uma revolta, uma frustração muito grande. Para se ter um ideia, na UPA do Tucumã me disseram para procurar a UPA que eu já tinha ido no 2º Distrito", lamenta.
Com a ação, Oliveira espera estimular outras pessoas a denunciar problemas durante o atendimento em unidades de saúde do estado. "Algumas pessoas não tem noção da forma como as coisas deveriam funcionar, elas já estão tão acostumadas com a Saúde ruim que não fazem nada. Entrei com a ação para saberem que nem todos vão ficar calados e espero que o atendimento melhore", finaliza
fonte g1.globo.com
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