Militares anunciam tomada de poder e lei marcial na Turquia

Premiê confirma que golpe está em ação; Al Jazeera anuncia que aeroporto de Istambul está fechado

O exército da Turquia informou, em comunicado, que assumiu o poder em todo o país nesta sexta-feira e declarou lei marcial. "O Exército assumiu totalmente (o poder) para restaurar a democracia... Todos os acordos internacionais serão vigentes. Esperamos manter nossas boas relações com todos os países", diz a nota do Estado-Maior.

SAIBA MAIS
Ações militares em Ancara causam apreensão na Turquia
Turquia e CIA responsabilizam Estado Islâmico por atentado

Os militares que tomaram o poder declararam lei marcial, que na prática, suspende as liberdades fundamentais das pessoas, veta manifestações, censura opiniões e restringe o direito de ir e vir. Também foi decretado um toque de recolher e bloqueado o acesso às redes sociais.
Militares anunciam tomada de poder e lei marcial na Turquia


Militares anunciam tomada de poder e lei marcial na Turquia
Foto: EFE

O Exército da Turquia anunciou também que será preparada um nova Constituição assim que o golpe de Estado no país for concluído. Segundo a imprensa turca, o presidente Erdogan estaria a caminho da aeroporto, mas de acordo com a CNN, se encontra a salvo.

Erdogan foi primeiro-ministro até 2014, mas no fim de seu mandato foi eleito presidente, mantendo o poder em suas mãos, apesar de a Turquia ser parlamentarista. Nos últimos meses, vinha tentando emplacar uma mudança para o regime presidencialista, o que lhe daria ainda mais força.

Pontes de Istambul sobre o estreito que separa os lados europeu e asiático da cidade foram fechadas ao tráfego.Foto: Gokhan Tan / Getty Images

Por outro lado, a agência de notícias Anadolu afirma que o chefe do Estado-Maior, general Hulusi Akar, foi tomado como refém por um grupo de soldados.

Postar um comentário

0 Comentários