MPF-AC pede suspensão de concurso da Ufac por irregularidades

A uma semana para o final das inscrições, oMinistério Público Federal no Acre (MPF-AC) ingressou com uma ação civil pública para suspender o concurso anunciado pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
O pedido, feito à Justiça Federal, na última semana, determina que seja retirada a exigência de experiência profissional para os cargos de auxiliar e assistente em administração, assistente de aluno e desenhista projetista.
A Ufac abriu o concurso no início de agosto e as inscrições acabam no próximo dia 15. Ao todo, a universidade disponibiliza 25 vagas, com salários de mais de R$ 3 mil, para o campus de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia.
Ao G1, a pró-reitora de desenvolvimento de pessoas da Ufac, Filomena Maria Cruz, disse que a universidade ainda não foi notificada pela Justiça Federal. Filomena salienta que as inscrições do certame permanecem abertas até a universidade ser informada oficialmente.
"Essa exigência não é da Ufac, mas da lei que instituiu os cargos de servidores técnico-administrativos, que é a lei 11.091/ 2005. Estamos sabendo através da imprensa. Vamos ver como vai vir essa determinação judicial, e vamos cumprir", explicou.
O item exige que os candidatos para os cargos de auxiliar e assistente em administração tenham experiência de ao menos 12 meses na área, já os candidatos a assistente de aluno e desenhista projetista devem ter atuado por ao menos seis meses. Para o MPF a exigência contraria a Constituição Federal, e uma desobedece a regra de "igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos".
A ação pede que o edital seja corrigido com a exclusão da exigência para os cargos citados e o concurso fique suspenso até a retificação. Um novo edital deve, segundo o MPF, ser publicado após as correções.
fonte g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários