Acre contabiliza mais de 100 focos de queimada em um dia, afirma Inpe

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram que o Acre contabilizou 117 focos de queimada apenas durante o sábado (2). Totalizando os dois primeiros dias de setembro, o estado acumula 152 ocorrências.
O estudo é do programa de monitoramento do órgão e foi divulgado neste domingo (3). O levantamento mostrou, no entanto, que os dias 1º e 2 de agosto registraram 1.493 focos – uma redução de 90% nos casos.
O mês de agosto como um todo, segundo o Inpe, teve 1.474 queimadas, um crescimento percentual de mais de 200% em comparação com o mês anterior. Em julho, as 22 cidades acreanas totalizaram 457 focos.
2017
Já no apanhado geral deste ano, entre 1º janeiro ao sábado (2), o instituto afirma que o Acre registrou 2.159 ocorrências. No mesmo período do mês anterior, os casos chegaram a 2.893 – havendo uma diminuição de 25%.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) disse que, devido à estiagem, já aplicou R$ 2 milhões em multas ambientais. Por sua vez, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) contabiliza mais de R$ 500 mil por causa de irregularidades.
Incêndio foi registrado na noite de domingo (3) em área de 3 hectares (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
Imagens gravadas na noite deste domingo (3) mostram um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de mata de ao menos três hectares. O local fica próximo da parada final do ônibus no bairro São Francisco, em Rio Branco.
Ao jornal Bom Dia Amazônia, nesta segunda (4), o major Cláudio Falcão explicou que as equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e fizeram um trabalho para evitar que o fogo atingisse as casas.
Ainda segundo o major, para conter as chamas foram necessárias três horas de trabalho. Os bombeiros não informaram se o incêndio foi acidental ou criminoso.
fonte  g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários