Em Tarauacá, 15 detentos continuam foragidos de presídio

Dos 31 detentos que fugiram do presídio Moacir Prado, em Tarauacá, 15 ainda não foram recapturados. A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do estado (Iapen-AC).
A última recaptura ocorreu no final do mês de fevereiro. Na unidade prisional, foram registradas três fugas em menos de três meses.
Na primeira, no dia 11 de dezembro do ano passado, ao menos 20 presos fugiram pela parte de trás do presídio onde o muro estava sendo reconstruído. A fuga ocorreu na madrugada. Na época, o diretor da unidade informou que no momento do ocorrido haviam agentes penitenciários fazendo a guarda do presídio.
Pouco mais de um mês depois, uma nova fuga foi registrada na unidade do interior do estado. No dia 23 de janeiro, oito presos que cumpriam pena na penitenciária conseguiram fugir pelos fundos da unidade.
O local por onde as fugas ocorreram está com parte do muro derrubado depois de uma obra de revitalização no presídio. Um vídeo gravado pelas câmeras de monitoramento flagrou a ação dos detentos.
Presos fizeram buraco em laje e fugiram do presídio de Tarauacá no último dia 6 de março (Foto: Divulgação)
No último dia 6 de março, mais três presos fugiram do local. Desta vez, os detentos fizeram um buraco em uma das celas e fugiram. Eles também aproveitaram que o presídio passa por uma reforma e saíram pela parte de trás da unidade.
Em reportagem publicada no dia da fuga, um agente penitenciário, que pediu para não se identificar, contou que um dos presos já conseguiu fugir outras três vezes da unidade. Ele seria um dos detentos que aparecem nas câmeras de segurança durante a fuga do início do ano.
O Iapen-AC informou que os presos recapturados devem sofrer processo administrativo disciplinar, já que a fuga é uma falta considerada grave pela Lei de Execuções Penais. Então, eles devem responder administrativamente pela fuga, com consequências no processo criminal que está em andamento.
fonte  g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários