Para conscientizar sobre importância do leite materno, cerca de 30 mães fazem mamaço na Ufac

O Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, recebeu uma programação muito especial na manhã desta sexta-feira (3). Um grupo de cerca de 30 mães participou de um mamaço coletivo, tirou dúvidas e aprendeu mais sobre a importância da amamentação para as crianças.
A programação faz parte da Semana do Aleitamento Materno, que ocorre na capital de 1 a 7 de agosto. O evento contou ainda com a participação de profissionais da saúde com orientações, dicas e conselhos para as mamães.
Mãe de primeira viagem, a funcionária pública, levou o pequeno Guilherme. Ela diz que pretende amamentar o filho até os seis meses e demonstra constantemente a importância do leite materno.
"É um mundo novo, muitas dúvidas, questionamentos, erramos e não sabemos como fazer, então, são momentos como esses que tiramos nossas dúvidas e compartilhamentos conhecimento com outras mães. Aprendi isso no pré-natal, era desconhecido por mim e foi repassado que eu amamentasse até os seis meses. Tomara que vá até lá", destacou.
Mães participaram de palestras e orientações na Ufac (Foto: Aldo França/Rede Amazônica Acre)
A biomédica Andressa Holanda está no sétimo mês de gestação e relembrou a importância de amamentar os outros dois filhos.
"Foram até os três anos de idade, que foi quando descobri a terceira gravidez e já parei de amamentar. O leite materno é tão importante que o organismo absorve aquilo tudo porque, às vezes, a criança passa dias sem defecar e a mamãe se preocupa. Estou muito ansiosa para meu filho nascer e continuar amamentando", complementou.
Modelo
A enfermeira Andreia Almeida participou de outros eventos ajudando e orientando as mães, porém, esse ano ela veio para o mamaço com outro objetivo. Ela trouxe a filha Mariana no colo.
"Quando somos mãe, não conseguimos passar informação muito completa para as mães. Desde o começo a gente conseguiu amamentar, e a Mariana veio adoecer tinha 1 ano e 4 meses. Então, até esse período não tinha uma gripe, nada", destacou.
Coordenadora da área técnica de saúde, Maria Tereza, falou que o espaço foi reservado para as mães retirarem dúvidas, aprender mais sobre a amamentação e dividir experiências com as demais mães. Maria acrescentou que esse é o oitavo mamaço organizado pela secretaria de saúde de Rio Branco.
“Trabalhamos e vamos intensificar durante o mês todo de agosto sobre a importância do leite materno, que hoje é considerado o alimento mais importante para a criança e a recuperação da mãe no pós-parto. É a estratégia mais aceita e trabalhada para redução da mortalidade infantil”, afirmou.
Maria contou ainda que o município tem um banco de leite materno que funciona com doações de 15 mães. Esse leite é colhido e levado para as crianças internadas na Maternidade Bárbara Heliodora.
"Aqui é o momento muito oportuno, porque temos vários profissionais que estão orientando as mães que têm dificuldade para amamentar. Às vezes, a criança é um pouco prematura, então, estamos aproveitando esse momento para retirar todas as dúvidas", concluiu.
fonte  g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários