TRE inicia lacre de 520 urnas que serão usadas nas eleições nas cinco cidades do Vale do Juruá

Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre TRE-AC) iniciaram, nesta quarta-feira (26), os procedimentos de carga e lacre das urnas que serão enviadas para as seções eleitorais dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre.
No total, 520 urnas recebem o lacre e os acessórios de mídia para as eleições nesses municípios que compreendem a 4ª Zona Eleitoral do estado do Acre.
O procedimento de lacre das primeiras urnas foi acompanhado pelo juiz Eleitoral de Cruzeiro do Sul, Hugo Torquato. Os técnicos do TRE, com o apoio de voluntários, fizeram uma demonstração para o magistrado na presença de jornalistas e, em seguida, inseriram os dispositivos nas urnas e colocaram o lacre.
De acordo com o técnico judiciário do TRE, Fernando Souza, o procedimento serve para confirmar a seriedade do processo eleitoral com votação por meio de urna eletrônica. “Qualquer tentativa de adulterar essa coisinha, que na verdade é um cartão USB, vai ser rejeitado”, garantiu Souza.
Na 4ª zona eleitoral existem 360 seções, mas o TRE providencia o lacre de 520 urnas. Dessas, 160 servirão para reposição em caso de defeito das que serão instaladas nas seções. Nos cinco municípios, 93.635 eleitores estão aptos a votar neste pleito, sendo que o maior colégio eleitoral é Cruzeiro do Sul com 54.600 eleitores.
De acordo com juiz eleitoral, o procedimento para lacre de todas as urnas deve se encerrar na próxima segunda-feira (1). Segundo o magistrado, a logística na zona, vai envolver transportes terrestre, fluvial e aéreo.
“O Acre tem diversas realidades geográficas e exige uma logística cara e complexa. O nosso trabalho mais complexo é em Marechal Thaumaturgo, em uma comunidade que a equipe tem que ir para a zona urbana de avião e depois pegar o barco para chegar até lá. Mas, o TRE está muito habituado com esse trabalho e já está tudo em ordem”, garantiu Torquato.
fonte   g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários