No AC, encontro debate medidas de melhorias na segurança pública para estados do norte

 Um encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Senasp Itinerante reúne representantes da segurança de sete estados da região norte para debater demandas destas localidades e buscar possíveis soluções na área conforme a necessidade de cada um.
O evento ocorre entre esta terça-feira (27), até a quinta (29). A abertura foi na tarde desta terça no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB), em Rio Branco. Participam da reunião os estados do Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas, Pará, Roraima eTocantins.
O Senasp Itinerante tem como objetivo identificar a realidade de cada estado, para que então o Ministério possa subsidiar as possíveis soluções, conforme explicou o secretário Nacional de Segurança, Renato Paim, durante abertura do evento no Acre.
"O Senasp Itinerante é uma ação de gestão. Nós buscamos na região norte as características próprias no que tange a segurança pública e defesa social, para subsidiar o nosso planejamento e nessa conversa com os entes federativos, entendendo um pouco mais da realidade do norte para que nós possamos, em um futuro próximo, construir opções de investimentos em parceria com eles", disse.
O secretário falou ainda que esse formato de reunião aproxima e melhora a comunicação além de permitir conhecer melhor as questões de cada um deles, principalmente o problema do crime organizado.

"O crime organizado é enfrentado em todo o país. Com essa conversa, com aquelas ações estruturantes esperamos que o Ministério da Justiça e Segurança Pública possa contribuir sempre em parceria. Diria que o resultado dessas reuniões é apenas aproveitar melhor o investimento, é nós simplesmente conseguirmos identificar e colocar o investimento no lugar em que ele precisa", acrescentou.

O secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cesar Santos, pontuou que o encontro vai permitir afinar as políticas públicas estaduais.

"A oportunidade é no sentido de sugestionarmos à União as demandas do estado, no sentido de promover esse alinhamento. Com certeza aqui nós temos uma série de circunstâncias peculiares em relação ao crime organizado. Não só para o Acre, mas, para os demais estados da Amazônia, e aproximando-se da união no sentido de demandar recursos de forma cirúrgica a combater, vamos ter resultados mais favoráveis ao estado e, consequente, à sociedade", defendeu.

No encontro, ainda devem ser apresentadas sugestões para melhoria nas condições de trabalho, como o aplicativo Sinesp Agente de Campo, ferramenta digital que será entregue às forças policiais para acesso a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras ações. No Acre, devem ser integrados 1.002 agentes.

fonte  g1.globo.com ac

Postar um comentário

0 Comentários