A transformação do Território Federal do Acre em Estado foi um evento histórico de grande importância para os acreanos e para todo o Brasil. O Acre que já havia sido o primeiro território federal da história brasileira, foi também o primeiro a se tornar estado. Com isso serviu como exemplo para outros territórios que também reivindicavam sua autonomia.
Mas, para os acreanos esse evento teve um significado muito mais especial. Os acreanos que, até então, não tinham autonomia política, não arrecadavam impostos, não tinham poder judiciário ou legislativo. Conquistaram tudo isso no exato momento em que o Presidente João Goulart e o 1° Ministro Tancredo Neves sancionaram a lei proposta pelo ex-governador Guiomard Santos. Como podemos ver nessa foto tirada naquele histórico dia 15 de junho de 1962. Um dia para refletirmos sobre a necessidade de reencontrarmos os valores democráticos que orientaram a longa luta autonomista do povo acreano. Uma vez que a politização do poder judiciário e investigações que ultrapassam os limites constitucionais dos direitos dos cidadãos, fazendo condenações prévias, são questões que devem ser enfrentadas para não corrermos o risco de perdermos conquistas tão importantes como as que foram alcançadas há 51 anos.
Vamos continuar lutando por nossos direitos e pelo fortalecimento do nosso Estado. Viva o Acre!
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos