Hoje é sexta-feira 13, a única do ano


Hoje é “Sexta-feira 13”. A única sexta-feira 13 do ano de 2013. Para muitos, a data é recheada de superstições. Há quem acredite que o dia é de azar, principalmente se ver um gato preto, ou mesmo quebrar um espelho pode trazer maus presságios.

Por outro lado, a data é um dia especial, principalmente para quem gosta de fazer simpatias e pretende comprar alguns amuletos da sorte.

“Para mim não muda nada. Trabalho e vivo como qualquer outro dia. Não acredito nessas coisas”, diz a estudante Lúcia Melo.

Poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo.

De acordo com o site Brasil Escola, uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país.

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval.

Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.
Pelo sim ou pelo não, para quem acredita nas simpatias e queiram atrair boas energias segue algumas simpatias.

Simpatia para acabar como azar
Na sexta-feira 13, pegue dois galhos de pinhão-roxo, amarre em cruz com uma fita branca e enterre no quintal ou em um vaso fora de casa. Defume a casa toda com defumador de sete ervas. Quando sair de casa hoje, faça o sinal-da-cruz e leve três dentes de alho no bolso ou na bolsa. Só jogue fora o alhos quando secarem.

Simpatia para afastar a má sorte da vida
Acenda um defumador abre-caminhos e passe a fumaça dele sobre seu corpo. Mentalize somente coisas positivas. Quando ele terminar, sopre suas cinzas ao vento dizendo: "sai azar, afaste-se de mim. De hoje em diante, meu azar chegou ao fim".

Em seguida, acenda uma vela branca sobre um pires branco e fale em voz alta: "os que esperam no Senhor renovarão suas forças". Espere a vela queimar e jogue os restos dela no lixo. Lave o pires e use-o como de costume.

Simpatia para atrair dinheiro
Coloque três folhas de louro, sete cravos-da-índia, um punhado de noz-moscada e um pedaço de canela em pau em uma panela. Despeje um litro de água filtrada sobre os ingredientes e leve ao fogo por três minutos. Espere amornar, acrescente uma colher (chá) de mel e misture bem.

Coe, acrescente mais um pouco de água no preparado e despeje sobre o seu corpo, após o seu banho normal. Do pescoço para baixo, enquanto mentaliza o que deseja. Jogue os restos da simpatia em um vaso ou enterre em um jardim florido.

Simpatia para arrumar emprego
Para ir bem no emprego ou até arrumar um, se estiver desempregado, faça esta simpatia: no dia 13, pegue três galhinhos de arruda e três moedas antigas e vá até uma igreja. Assista a uma missa inteirinha e depois coloque tudo no altar de algum santo de devoção pedindo ajuda para arrumar o emprego.

Simpatia para atrair energias positivas
Pegue uma maçã vermelha, corte-a ao meio e retire o miolo das duas partes. Em um pedaço de papel, escreva as palavras paz, harmonia e felicidade em letras maiúsculas. Coloque em uma parte da fruta e preencha a outra parte com mel. Junte as duas partes e amarre com uma fitinha branca enquanto reza um Pai-Nosso. Deixe em um jardim florido