Helicópteros chegam ao AC para o transporte de urnas e mesários

Dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram ao estado nesta segunda-feira (29) para realizar apoio logístico nas eleições deste ano. As aeronaves serão responsáveis pelo transporte de urnas e mesários para 42 sessões eleitorais em aldeias, seringais e comunidades rurais nos municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Tarauacá, Assis Brasil, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Rodrigues Alves. Uma aeronave terá como base o aeroporto de Rio Branco e a outra o aeroporto de Cruzeiro do Sul.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), no estado existem ao todo 101 comunidades, onde o acesso só é possível de barco ou helicóptero. "Nós temos 101 locais de difícil acesso no estado, todas em áreas rurais. São usados, principalmente, barcos e veículos traçados, devido as estradas de barro. Não estamos preocupados, já é um costume do trabalho", explica o diretor-geral do TRE-AC, Carlos Venícius.
Entre as áreas que serão atendidas pelos helicópteros, estão 12 aldeias indígenas.
Nem sempre é possível para que as pessoas dessas comunidades rurais possam ir a cidade, então levamos a sessão eleitoral até lá, para que eles possam exercer esse direito ao voto", afirma Venícius.
Para garantir o envio dos dados de votação para apuração no mesmo dia da votação, o TRE trabalhará com equipamentos para fazer transmissão via satélite.
fonte g1