Protesto por pouco não vira tragédia na estrada AC-40


Um protesto pela falta de ar-condicionado e o atraso na obra de reforma da Escola Leôncio de Carvalho, no Segundo Distrito de Rio Branco, por pouco não acabou em tragédia, no final da tarde de ontem na Rodovia AC 40. Revoltados por causa do bloqueio, motoqueiros e motoristas tentavam passar a qualquer custo pelo cordão de isolamento humano feito pelos alunos. Um veículo de placa não identificada passou por cima de uma bicicleta e por pouco não matou um dos adolescentes. A confusão só acabou com a chegada da Policia Militar.
Revoltados por causa do calor insuportável vivido nessa época do ano, os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental fecharam a AC 40 em frente ao ramal Bom Jesus e exigiam um posicionamento da Secretaria de Educação do Estado.
“Prometeram que a reforma da escola aconteceria até o meio do ano e até agora nada. Estamos em uma sala de aula construída de madeira superlotada”, disse um dos alunos manifestantes que pediu para não ter seu nome identificado.
A direção da escola informou que o protesto foi feito sem nenhuma comunicação à gestão, mas confirmou que existia uma garantia da instalação dos aparelhos de ar-condicionado na escola pelo ex-secretário de educação, Daniel Zen.

“estava tudo encaminhado para acontecer a reforma e a contemplação da escola com ar-condicionado”, disse a diretora Rossilene Anastácio.
Ainda de acordo a direção da escola, depois que ocorreu a troca de secretário, a escola não ficou mais entre as 15 contempladas com reforma. A diretora acrescentou que a secretaria sabe da necessidade de se construir uma outra escola de ensino fundamental. Essa, segundo Rossilene, é uma das causas da falta de vagas para a comunidade.
Uma comissão de alunos vai na próxima quinta-feira (18) até a sede da secretaria de educação com um documento para formalizar as necessidades que estão sendo reivindicadas e saber por quais motivos a escola deixou de ser contemplada este ano com a reforma.
“Ninguém merece estudar em uma sala quente”, completou a diretora.
Os alunos prometem novo protesto caso a reivindicações deles não sejam atendidas. Alguns prometeram acampar em frente a Secretaria de Educação. Os pais dos alunos não sabiam do protesto. Através de imagens gravadas em aparelho celular, a Policia Militar vai identificar os carros e motos que furaram o bloqueio arriscando contra a vida dos alunos.

fONTE: http://www.ac24horas.com