Municípios acreanos admitem não ter plano para destinação do lixo

A Confederação Nacional de Municípios divulgou estudo nacional sobre a questão da destinação dos resíduos sólidos, que é obrigação das prefeituras. No Acre, 13 dos 22 municípios responderam ao levantamento, a maioria justificando a falta ou o atraso dos projetos para o setor, Nenhum dos 13 municípios não identificados que responderam ao questionário deu dados relevantes sobre o problema. Seis deles revelaram que teriam iniciado o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e sete confessaram que sequer começaram os estudos s respeito. Seis municípios se justificaram afirmando que não teriam quadro técnico qualificado para atuar na área, três relataram dificuldades de acesso a financiamento e dois mostraram dificuldades de relacionamento com órgãos de saneamento. Cinco prefeitos informaram que não conseguiram acesso a financiamento federal ou estadual para os projetos.
Doze dos 13 municípios admitiram que os resíduos ainda são recolhidos em lixões ou aterros controlados e apenas cinco fazem coleta seletiva. Mas apenas três a realizam em todos os bairros e em dois existem associações de catadores de material reciclável.
A pesquisa revela a situação lamentável da questão dos resíduos sólidos no estado e a fata de prioridade para o tema por parte das prefeituras. Mas não destoa tanto da realidade brasileira, onde apenas 19,2% dos municípios completaram e implantaram seus projetos municipais no setor e 36% sequer iniciarem. Metade dos municípios alega que não têm quadro técnico capaz de realizar o processo.
fonte   www.jornalatribuna.com