Barco naufraga no rio Purus com sete pessoas; duas morreram e duas estão desaparecidas

Um acidente com uma embarcação envolvendo sete pessoas de uma mesma família deixou quatro mortos na tarde desta quarta-feira (18), no Rio Purus, próximo ao município de Sena Madureira, distante 145 km da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motor da embarcação enganchou em uma rede de pesca e o barco virou.
De acordo com o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, dentre as vítimas estão duas crianças, de seis meses e 6 anos, Maria Rodrigues de 90 anos e Neide Rodrigues de 17 anos.
Entre os sobreviventes, estão Sebastião da Comunhão, de 52 anos, Sebastião da Silva, de 13 anos, e Madalena Rodrigues de 10 anos.
Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Gundim, o barco estava sendo pilotado por um garoto de 13 anos no momento do acidente.
"O acidente poderia ter sido evitado. Nós que trabalhamos com a segurança, ficamos muito tristes com essa situação, porque uma criança de 13 anos não tem a capacidade de conduzir uma embarcação trazendo outras pessoas. A Marinha Brasileira diz que para conduzir uma embarcação tem que ter idade mínima de 18 anos e que seja habilitado", diz.
A distância do município de Sena Madureira até o local do acidente é 1h30 minutos, descendo o rio de barco, segundo os bombeiros. Segundo Falcão, o local tem correnteza forte e a família não estava utilizando equipamentos de segurança.
"Como o Rio Purus está com pouca água, a correnteza está forte. Quanto menor o número de água, a correnteza fica mais forte, porque ela canaliza. Isso não quer dizer que quando o rio está cheio a correnteza fica fraca", explica.
Segundo o major Falcão, como o local fica distante da cidade, os bombeiros foram informados sobre o acidente duas horas após o acontecimento e em seguida uma equipe se deslocou até o local.
Corpo de Bombeiros fez o resgate ainda na noite desta quarta-feira (18) (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
"Quando a equipe chegou ao local, os populares já tinham encontrado dois corpos e mesmo sendo à noite, onde mergulhos não estão no nosso protocolo, os bombeiros se comoveram com os pedidos da família e acabaram fazendo o mergulho para encontrar os outros dois corpos. Levaram ao menos uma hora para encontrar. Estavam todos próximos um do outro", conclui.
fonte   Do G1 AC