Saúde descarta transmissão por açaí em novos casos de doença de Chagas no Hospital de Feijó,

13 pessoas da mesma família estão no Hospital Geral de Feijó, interior do AC.
Vigilância diz haver uma grande população de barbeiros em comunidade.

O consumo de açaí foi descartado na contaminação de 13 pessoas da mesma família, internados com doença de Chagas no Hospital Geral de Feijó, interior do Acre.
Segundo a Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), as pessoas teriam contraído a doença após serem picadas pelo barbeiro, inseto transmissor da doença.
Uma equipe da Saúde municipal ouviu todos os pacientes separadamente para chegar até a causa da contaminação. Treze pessoas da mesma família estão internadas no hospital com doença de Chagas. Segundo a diretora do hospital, Edicineide Souza Pinheiro, os primeiros 10 pacientes deram entrada no último dia 8 e as demais foram internadas na quinta-feira (14).
"Foi investigado cada paciente separado e nenhum fez o consumo de suco de açaí, catuaba ou outro tipo de suco. A transmissão foi via vetorial, ou seja, o barbeiro sugou o sangue e defecou na pele da pessoa", explica a técnica responsável pela Doença de Chagas e Leishmaniose da Sesacre, Carmelinda Gonçalves.
Carmelida diz ainda que a forma de contaminação dos pacientes é um alerta sobre uma grande população de barbeiros na comunidade. "A vigilância local conversou com os pacientes e eles relataram que no Seringal Miraflor, onde vivem, têm muitos barbeiros. Estamos tentando ir até lá o mais rápido para saber o porquê", relata.
A técnica diz que a equipe deve ainda tomar providências para evitar novos casos. "Se o barbeiro está sugando a pessoa, significa que é no momento que ela está dormindo. Então, se fizermos borrifação ao redor da casa, eles não vão passar mais por essa parte borrifada", finaliza.
fonte   g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários